Ser líder hoje não é mais uma questão de necessidade, mas de saber onde você quer chegar em sua carreira, em sua vida. Claro que ainda é possível encontrar lideranças com perfil rígido e pouca empatia, contudo, é fácil de perceber que trata-se, em grande parte, da geração Baby Boomer, pessoas mais sistemáticas, com uma visão fechada, aversão às mudanças, que valorizam a propriedade e a estabilidade financeira. Essa geração está em vias de se aposentar, mas em empresas familiares eles acabam sendo “prata da casa”, pessoas que gostam de ter o controle nas mãos e que acreditam que sendo dessa forma estão “ensinando as próximas gerações” como construir patrimônio e ‘se dar bem na vida’.
Tendo posto, há uma análise muito interessante a ser feita, os filhos de Baby Boomers são a geração intitulada X, que compreende o período de 1960 a 1980. E um dado que se destaca é que hoje 26% da população brasileira está enquadrada dentro desta geração. Isso pode ter algum impacto na economia, pois as pessoas dessa geração são leais, dedicadas e experientes, dando um grande valor ao trabalho e às metas da empresa. Essa geração provavelmente será aquela que cuidará com zelo e respeito o patrimônio dos Boomers.
Em contrapartida, pais da Geração X estão criando filhos da Geração Y, conhecida também pelo nome de Geração do Milênio, é constituída por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995, tendo a geração Z (1995 e 2010), que é a geração considerada nativos digitais como sucessora, que em muitos casos esses mesmos pais que estão criando a Geração Y podem ter filhos em idade mais avançada, e se deparar com outra Geração totalmente diversa. A Geração Z é conhecida por sua extrema conexão com a tecnologia, são indivíduos que não viveram nem um ano de suas vidas sem internet e foram desde cedo expostos às redes sociais e à cultura pop.
Quando vemos um Boomer falando das novas gerações, chega a ser realmente engraçado o tom de pessimismo que envolve a visão do futuro pelas mudanças nas crenças, apegos, gestão do tempo, visão empreendedora e processos mentais de forma geral, eles parecem não acreditar que será possível que esses ‘jovens libertinos’ irão dar conta de cuidar das empresas, criar filhos, governar o País, sem pôr a ‘perder’ tudo o que eles construíram.
Fato é que, o tempo entre uma geração e outra está cada vez mais curto, o que nos impõe grandes desafios, visto que a Geração X irá permanecer por longo tempo tendo que se adaptar à essas mudanças, pois irá presenciar o crescimento e avanço da sociedade em concomitância com as Gerações Y, Z e as vindouras.
Algumas correntes de estudos sobre as gerações podem divulgar datas distintas, todavia, levo em consideração a descrição abaixo:
Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos)
Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos)
Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos)
Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos)
Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)
Fique por dentro das novidades que fomentam o empreendedorismo na fronteira!
©2024. Todos os direitos reservados Mi$$