Dicas básicas para conciliar a assertividade com a necessidade de manter bons relacionamentos.
Ao contrário do que pode parecer, assertividade no trabalho não tem a ver com estar correto ou não em relação a alguma questão ou prática. O termo, cada vez mais citado quando se fala de relações interpessoais, se relaciona a um tipo de postura comportamental das pessoas em situações cotidianas no ambiente profissional.
Ser assertivo nos permite dizer e fazer coisas em nossos relacionamentos que os tornam mais significativos, ricos e mais gratificantes.
Podemos considerar pessoas assertivas aquelas que vão direito ao ponto, mas com tato. Elas resistem às tentativas de manipulação, e se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos.
Além disso, a assertividade profissional transmite da fala de um profissional o tom de confiança, mas sem ser rude.
Essas pessoas utilizam da sua força moral, da qualidade de seus argumentos e de sua capacidade de síntese para ir direto ao ponto sem rispidez.
Assertividade, autenticidade e transparência caminham juntas, mas devem sempre ser orientadas por um profundo respeito às outras pessoas.
O comportamento assertivo é mais comum entre pessoas com autoestima e autoconfiança elevadas. A segurança proporcionada por estas características costuma trazer equilíbrio.
Deixaremos aqui alguns caminhos que você deve seguir para tornar-se mais assertivo:
1. Desenvolva autoconfiança
2. Valorize a si mesmo e as outras pessoas
3. Tenha coragem
4. Aborde o comportamento não o indivíduo
5. Observe atentamente as pessoas
Esses 5 caminhos podem guiar você para tornar-se um líder mais assertivo em todas as suas relações, visando desenvolver habilidades que farão a diferença em sua vida.